COMO SURGIU A IV IEC DE JUAZEIRO?
A Igreja teve início com quatro pessoas, em 1983, no bairro Pedra do Lord, numa casa alugada pelo Pr. Elecir Brito, na ocasião pastor da Primeira Igreja, e hoje pastor da Igreja Pernambucana, em Recife.
O trabalho foi uma iniciativa da UAF da I IEC de Juazeiro nas pessoas das irmãs Lourdes Souza de Jesus, Marília Palha Rodrigues e Rosana Alcântara da Silva (esposa do pastor Elecir) com a participação dos jovens Rinaldo e Erivan.
Havia apenas um crente no bairro. As condições econômicas e sociais dos moradores eram precárias. A falta de recursos e de melhores perspectivas de vida era imensa. E a estratégia que Deus deu a essas mulheres foi participar da vida da comunidade dedicando tempo, trabalho e esforço no ensino daquilo que sabiam fazer.
Promoveram um curso de confeitaria e mais tarde um curso de salgados aberto a toda a comunidade. Cada reunião era iniciada com orações e memorização de versículos bíblicos e o trabalho se desenvolvia ao som de corinhos e cânticos espirituais.
Com o passar do tempo à comunidade se sentiu envolvida e abraçou o trabalho. Muitas mulheres, jovens e crianças se converteram e aquele grupo tornou-se Congregação da I IEC de Juazeiro. O casal Martins de Jesus e Lourdes Souza de Jesus foram os dirigentes dessa Congregação nos seus primeiros seis anos.
De lá pra cá foram muitos os desafios e lutas. Mas, Deus sempre levantou irmãos dispostos e envolvidos na obra para darem a sua parcela de contribuição e assim, serem instrumentos dEle para que a Sua vontade fosse realizada.
Por um bom tempo a Igreja funcionou na casa dos irmãos Jean Carlos Souza Gomes e Marileide Araújo Martins de Souza, até que em 1996, através da doação de um terreno pelo irmão Yuri Souza Gomes Deus mobilizou a Primeira Igreja, juntamente com os irmãos da Congregação para construírem uma sede própria. E, embora continuemos em obras, desde 2004, ocasião em que foi batida a laje do tempo, já temos um endereço fixo, um referencial para a comunidade nesse bairro.
Em 13 de julho de 2006, sob a coordenação do Pr. Roberto Lima de Alcântara Marques a Igreja foi oficialmente constituída. E em 25 de novembro do mesmo ano tivemos o nosso culto de Emancipação e Filiação a UIECB, como a IV IEC de Juazeiro.
Continuaremos atentos à direção de Deus sobre as nossas vidas. Pois queremos honrá-lo, sendo instrumentos dele para a expansão do Seu Reino e para realização da sua vontade no coração dos homens.
Que o Senhor nos ajude!
Joacil Martins Cordeiro
Pastor